uol moderninha

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

FESTA DO BOI
54ª Festa do Boi começa neste sábado e deve gerar R$ 50 milhões em negócios

FONTE: ASSECOM/RN



A 54ª Festa do Boi começa no próximo sábado (8) no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, e traz uma extensa e diversificada programação para agropecuaristas e visitantes. A abertura oficial está marcada para as 18h e contará com a presença do governador Robinson Faria e secretário estadual de Agricultura, Guilherme Saldanha. A estimativa da Associação Norte-rio-grandense de Criadores (Anorc), realizadora do evento em parceria com o Governo do Estado, é gerar em torno de R$ 50 milhões em negócios.

Cerca de 500 mil pessoas devem passar pela festa, entre expositores, pecuaristas e público em geral. Serão sete leilões das mais variadas raças, exposição e julgamento de animais, palestras e oficinas, além de shows e apresentações culturais. “A Festa do Boi é a oportunidade do pecuarista potiguar apresentar seus produtos e fazer importantes negócios. Acreditamos e entendemos que os bancos oficiais – Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Caixa e a AGN – que operam o crédito rural aqui no RN, tem que cumprir suas funções de parceiros do produtor rural e facilitar o financiamento, em especial na compra de animais, para que as fazendas voltem a receber bovinos, ovinos e caprinos após estas secas”, defendeu Guilherme Saldanha.

 A Emparn preparou uma programação especial na Fazendinha Modelo, com exposição de animais nos currais; plantação de culturas como feijão, sorgo, milho e girassol; laboratório de analises de solo, água, plantas e adubos; projeto da palma forrageira, além de exposição de material informativo sobre as pesquisas desenvolvidas pela Emparn no escritório rural.

 A empresa também promoverá o seu tradicional “Leilão EMPARN e Convidados” no domingo (9), a partir das 18h, com 45 lotes de bovinos das raças Gir, Guzerá, Pardo-Suíça e Sindi, além de jumentos Pega e burros mulos. A Empresa participará com 25 lotes oriundos de suas Estações Experimentais de São Gonçalo do Amarante (Gir e Guzerá), Terras Secas, em Pedro Avelino (Sindi) e Cruzeta (Pardo-Suíço), com animais selecionados das cabeceiras dos rebanhos com alto valor genético e produtividade leiteira.

 A Emater, por sua vez, vai receber diversas caravanas de agricultores familiares, provenientes de todas as regiões do Rio Grande do Norte, assistidas pela instituição por meio de seus escritórios regionais. Na Fazenda Modelo serão apresentadas aos participantes diversas ações desenvolvidas no campo, com visitas guiadas das 8h ao meio-dia. A estimativa é que 400 agricultores familiares circulem pelo espaço durante os dias de evento.

 Na visita guiada, o público terá a chance de conhecer tecnologias de cultivo e criação de animais, saber como funciona uma casa de farinha, aprender sobre recuperação de matas ciliares, combate à erosão, apicultura, meliponicultura, hortas agroecológicas e sistema de produção por aquaponia. Na Estação Agroecológica, espaço integrado à Fazenda Modelo, serão disponibilizadas informações sobre técnicas de plantio e haverá distribuição de mudas de espécies nativas.

 Simultaneamente a todas essas atividades, a Emater-RN vai promover oficinas e seminários especializados. Os visitantes poderão, por exemplo, participar de oficinas de culinária voltadas à alimentação saudável, além de aprender mais sobre técnicas de segurança alimentar e cozinha experimental, tendo como bases frutas e legumes regionais, como jerimum, mandioca e caju.

Nenhum comentário:

Postar um comentário