uol moderninha

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

NOTÍCIAS do RN
Emparn prepara programação especial para a Festa do Boi 2016
ASSECOM/RN

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) já iniciou os preparativos para sua participação na Festa do Boi 2016. Este ano, uma programação especial está sendo montada para levar informações tecnológicas aos produtores rurais. O evento acontece de  8 a 15 de outubro, no Parque a Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim. 

Durante todo período da festa a equipe técnica da Emparn estará atuando na fazenda modelo com exposição de animais nos currais; plantação de culturas como feijão, sorgo, milho e girassol; laboratório de analises de solo, água, plantas e adubos; projeto da palma forrageira, além de exposição de material informativo sobre as pesquisas desenvolvidas pela Emparn no escritório rural.

De segunda a sexta-feira a Emparn receberá a visita das caravanas de agricultores familiares e estudantes, ocasião em que ocorre a transferência de conhecimento entre os técnicos e pesquisadores e os visitantes.

Também haverá comercialização de pintos caipira de um dia oriundos do projeto Pró-Ave, desenvolvido na estação experimental da Emparn em Caicó. O objetivo é oferecer uma alternativa de renda para os pequenos criadores. “Durante o evento, vamos dar ênfase ao projeto, com ampla divulgação”, declara o presidente da Emparn, Alexandre de Medeiros Wanderley. Já o Laboratório da Emparn vai receber material para análises durante o evento.

A realização das análises terá preços mais baixos do que os cobrados normalmente pelo laboratório. O equipamento realiza análises em matrizes diversas (águas, efluentes, solos, sedimentos, plantas, rações e adubos), procedendo a identificação e interpretação dos resultados obtidos para diversos fins, como a caracterização necessária ao planejamento correto do uso no consumo humano, agrícola, industrial e ou em uma avaliação ambiental.


CARTILHAS - Ainda está previsto o lançamento de novas cartilhas (dentre os títulos: Produção de Galinhas Caipiras; Desempenho de Cabras Leiteiras no Semiárido Brasileiro Alimentadas com Cactáceas Nativas e Introduzidas; Sistema de Exploração Misto de Caprinos da Raça Canindé na Zona Semiárida do Rio Grande do Norte; Indicações para Adubação de Culturas em Solos do Rio Grande do Norte) em data a ser definida de acordo com o calendário de eventos da Sape.

Na noite do domingo (9) acontecerá o tradicional Leilão “Emparn e Convidados", com a oferta de animais da alta qualidade genética, e de animais premiados nas pistas de julgamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário