uol moderninha

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

MUNDIAL DE CLUBES 
Há 35 anos o MENGÃO conquistava o Mundo

Fonte:

A maior partida da história do Flamengo. O jogo da vida de todos os rubro-negros. Este foi o Flamengo x Liverpool de 13 de dezembro de 1981.



Foi em 1978 que o Flamengo de Zico, Júnior, Leandro e outros venceu o Campeonato Carioca e iniciou a série de conquistas que incluiu depois os dois Estaduais seguintes, o Brasileiro de 1980 e a Libertadores de 1981.  ano que a equipe inglesa venceu a Liga dos Campeões da UEFA, dando início a uma seqüência de conquistas de dois campeonatos ingleses (1979/1980) e o título europeu de 1981. Enquanto isso, o Flamengo havia ganho o tricampeonato carioca (1978/1979/1979 especial), o Campeonato Brasileiro de 1980 e o Campeonato Carioca 1981, além do título continental deste mesmo ano.

O time inglês superara Bayern de Munique e Real Madrid nas duas últimas fases - semifinais e final, respectivamente - da Copa dos Campeões da UEFA. Mas os 62.000 torcedores que compareceram ao Estádio Nacional de Tóquio não viram um show dos vermelhos, mas sim, do vermelho e preto, que trajava sua camisa branca na decisão. Viram um show de Zico, inspiradíssimo. Um show que garantiu o título para o Fla ainda no primeiro tempo, com um indiscutível 3x0, para acabar com as dúvidas de quem era o melhor. Não apenas naquela partida, mas o melhor do Mundo. E era o Flamengo.

Assista abaixo ao depoimento de Júnior sobre a trajetória vitoriosa daquela equipe, imagens das campanhas e os gols da vitória sobre o Liverpool:

 
O jogo

Logo aos 13 minutos de jogo, Zico lançou Nunes, que viu a saída do goleiro Grobbelaar e, ainda fora da grande área, o encobriu para abrir o placar. O "Artilheiro das Decisões" saiu para comemorar antes mesmo de a bola entrar. O show rubro-negro estava apenas começando.

Além de enfrentarem todo o time rubro-negro motivado, os ingleses tinham pela frente um Zico inspirado. Aos 34 minutos, McDermott derrubou Tita na entrada da área e o craque se encarregou da cobrança da falta. Veio a bomba, que Grobbelaar apenas rebateu. Na sobra, Lico bateu e o zagueiro Thompson cortou - mas não impediu o gol do oportunista Adílio, que estufou a rede e colocou o 2 a 0 no placar.

O Liverpool sentiu o golpe. E viu o jogo estava definitivamente perdido ainda aos 41 minutos do primeiro tempo. Zico, que acabou eleito o melhor jogador da partida, protagonizou lance parecido com o do primeiro gol: lançou novamente o centroavante Nunes, que avançou e bateu na saída do goleiro. Antes mesmo do intervalo, o 3x0 antecipava que a taça  tinha destino certo: o Rio de Janeiro.

O segundo tempo serviu apenas para os torcedores rubro-negros em todo o Mundo se prepararem para a festa que se seguiria ao apito final. Os craques do Flamengo tocavam a bola de pé em pé, envolvendo os adversários e esperando o tempo passar.

Final de jogo e festa no Brasil: o clube mais popular do país conquistava o Mundo. Foi o dia em que frases como "Eu teria um desgosto profundo se faltasse o Flamengo no mundo" e "Quero cantar ao mundo inteiro a alegria de ser rubro-negro" fizeram ainda mais sentido para os torcedores do clube.

Ficha técnica

Flamengo 3x0 Liverpool

Data: 13 de Dezembro de 1981
Local: Estádio Nacional - Tóquio - Japão
Público: 62.000 pessoas

Árbitro: Rúbio Vazques - México
Gols: Nunes 13', Adílio 34' e Nunes 41' do 1° tempo.

Flamengo: Raul, Leandro, Marinho, Mozer e Júnior; Andrade Adílio e Zico; Tita, Nunes e Lico. Técnico: Paulo César Carpegiani.

Liverpool: Grobbelaar; Neal, R. Kennedy, Lawnson e Thompson; Hansen, Dalglish e Lee; Johnstone, Souness e McDermott (Johnson). Técnico: Bob Paisley.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário