uol moderninha

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Competições em Copacabana divulgam esporte e cultura indígenas

Vladimir Platonow - Repórter da Agência Brasil*

Apresentação sociocultural de esporte indígena na Arena Esporte e Lazer do Ministério
do Esporte, na praia de Copacabana. Na foto, apresentações de corrida com maraká, arremesso de
lança, arco e flecha,do Povo Pataxó, da Bahia Tânia Rêgo/Agência Brasi

Esportes indígenas tomaram conta hoje (25) das areias da Praia de Copacabana. Índios e índias com roupas típicas, pintados a caráter e enfeitados com penas e cocares mostraram ao público suas competições ancestrais.

As atividades são organizadas pelo Ministério do Esporte, por meio da Secretaria Nacional de Esporte, Lazer, Educação e Inclusão Social e prosseguem até amanhã (26), na Arena Esporte Lazer montada na Praia de Copacabana, próximo ao Posto 3.


Nesta manhã houve apresentações de corrida de maraká, corrida com tora e arremesso de lança e arco e flecha, com objetivo de divulgar os Jogos Indígenas.


“O objetivo é divulgar, defender e criar um sentimento de respeito e fraternidade, especialmente das crianças, com a cultura e o esporte indígenas”, disse o secretário nacional de Esporte Educacional, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte, Leandro Cruz Fróes.


À tarde, houve torneio de jiu-jitsu, modalidade que deverá fazer parte das atividades do Programa Segundo Tempo e Luta pela Cidadania do Ministério do Esporte. O ministério vem se empenhando junto ao Comitê Olímpico Internacional (COI) para que o jiu-jitsu seja integrado ao programa olímpico.


Amanhã, a programação prevê atividades interativas com crianças do Rio que participam do Programa Segundo Tempo e jogadores de futebol de areia.

*Com informações de Karol Assunção, repórter das Rádios EBC

Rio de Janeiro - Apresentação sociocultural de etnoesporte indígena na Arena Esporte e
Lazer do ministério do Esporte, na praia de Copacabana. (Tânia Rêgo/Agência Brasil)






Nenhum comentário:

Postar um comentário